A logística reversa tem se tornado grande aliada das empresas devido aos benefícios gerados quando utilizada como estratégia competitiva para redução de custos e, principalmente, para sustentabilidade do meio ambiente.
De fato, essa atenção não é de hoje. Problemas ambientais como aquecimento global, assim como mudanças climáticas, extinção de animais e vegetais vêm se tornando cada vez mais frequentes nas últimas décadas.
De tal forma que em 2010 foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10.
Essa norma dispõe princípios, objetivos e instrumentos relacionados ao manejo de resíduos sólidos, garantindo que os setores públicos e privados mantenham a transparência no gerenciamento desses resíduos.
Além disso, garantindo diretrizes relativas à gestão integrada material e entre outros aspectos.
Leia também: 6 motivos para você escolher a PAA Label
Logística reversa da PAA Label
Preocupada com o futuro do planeta, a PAA Label tomou há anos a iniciativa de adotar o programa de logística reversa para reciclagem dos rótulos e etiquetas produzidos na fábrica e comercializados com os clientes.
Sendo assim, o programa de logística reversa da gráfica visa a transformação do Liner de filme de plástico metalizado BOPP (Polipropileno Biorientado). Esse tipo de material é o único considerado 100% reciclável e o mais moderno no mercado de rótulos adesivos.
A gráfica é pioneira no uso dessa tecnologia. Atualmente, o liner reciclado representa boa parte da matéria-prima destinada para produção de rótulos e etiquetas autoadesivas em substituição ao papel siliconado.
Para que isso seja possível, a PAA Label atua como mediadora na cadeia de produção de liner promovendo seu reaproveitamento e cuidando de cada detalhe dos nossos processos. Essa logística reversa funciona da seguinte maneira:
1° ciclo
Primeiramente, a PAA Label lâmina o próprio material autoadesivo. Ele é utilizado como matéria-prima para impressão de rótulos ou etiquetas autoadesivas.
2º ciclo
Em seguida estão os clientes da PAA, que compram e utilizam os rótulos ou etiquetas autoadesivas para aplicação em seus produtos, gerando resíduos de liner de filme de BOPP.
3° ciclo
Por fim, está o fabricante do filme de BOPP que faz uso dos resíduos recomprados, recolhidos e entregues pela PAA Label. Essa empresa transforma em matéria-prima para a fabricação de novo filme de BOPP.
Esse material será comprado outra vez, sendo usado como matéria-prima para realizar a siliconização e laminação de novos rótulos ou etiquetas autoadesivas.
Dessa forma, o ciclo da logística reversa fecha por completo, não gerando nenhum resíduo. A PAA Label espera que essas ações sirvam de incentivo à reciclagem para as demais indústrias, resultando na preservação do meio ambiente.
Buscamos o aprimoramento constante dos nossos métodos, dedicando nossas energias para diversos segmentos do mercado.
A PAA Label mantém seu comprometimento com a sustentabilidade, garantindo o controle de qualidade do começo ao fim, até chegar na sua empresa. Quer saber mais sobre a empresa? Clique aqui!